Dia Mundial Sem Tabaco

Dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial Sem Tabaco. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde.

O tema do Dia Mundial sem Tabaco 2020 é “Tabagismo e Coronavírus (COVID-19)” convidando a sociedade a refletir sobre as consequências do consumo dos produtos derivados do tabaco e propor uma grande discussão sobre o problema do tabagismo e do COVID-19, destacando-se os malefícios do consumo do tabaco à saúde de fumantes e não fumantes, tabagismo passivo, prejuízos ao meio ambiente e benefícios da cessação do tabagismo.

Você sabia que cerca de 6 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo em razão de doenças provocadas pelo tabagismo? E que essa é considerada a principal causa de morte evitável em todo o mundo?

Mas nunca é tarde parar largar de vez esse hábito. Conheça alguns benefícios para o corpo quando você decide parar de fumar:

-Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.
-Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.
-De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.
-Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
-Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).
-Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante – cinco a 15 anos após parar de fumar.
-Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
-Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

É importante ressaltar também que a Lei 12.546/2011, a chamada Lei Antifumo, estabelece que fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores do condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

Isso significa que o combate ao tabagismo é válido e deve ser respeitado pelos condôminos, visitantes e funcionários em todas as áreas de uso comum do condomínio.

O Grupo CM Condominium apoia o Dia Mundial sem Tabaco.

Categorias

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER